Gerar um arquivo PDF é uma tarefa simples, porém muitas pessoas ainda desconhecem a importância de cria-lo corretamente. Sendo assim decidimos redigir uma matéria que o ajudará a como criar PDF/X1A no CorelDRAW.
É importante ressaltar que atualmente é mais comum os arquivos serem enviados à gráfica fechados e não abertos. O arquivo original é convertido em OS (Postscript) e depois em PDF/X1A. Dessa forma pode-se garantir sua qualidade e conteúdo, além de ser compacto. Nele estará linkadas todas as imagens, fontes e ilustrações vetoriais, assim como estará estipulado o tamanho da página, áreas de sangria e marcação de corte.
Caso haja necessidade de enviar o arquivo original (aberto) do aplicativo à gráfica, é preciso gerar um pacote de impressão, que é uma pasta contendo todas as páginas diagramadas, as imagens, ilustrações e fontes utilizadas.
O envio é realizado por FTP, ferramenta de transmissão de arquivos via TCP/IP. Caso a gráfica escolhida peça em outros formatos, você deve se adequar a eles, por isso é tão importante falar com a gráfica antes de enviar os arquivos.
Antes de vermos como criar um arquivo PDF/X1A no CorelDRAW , iremos deixar abaixo um Link para nossa matéria que dá dicas importantes sobre Criação de Arte Final e Pré Impressão.
DICAS PARA CRIAÇÃO DE ARTE FINAL E PRÉ IMPRESSÃO
Sangria e Margens de Segurança no CorelDRAW
Para aplicar a sangria e a margem de segurança no seu arquivo deve-se seguir os passos apresentados abaixo:
Com o seu arquivo aberto vá ao Menu Superior
> Ferramentas > Opções
Abra a opção Documento > Tamanho da Página
Com a janela ainda aberta, vá ao menu à esquerda e abra a aba:
> Guias > Predefenições
Na parte superior acione a opção
> Predefinições definidas do usuário
Acione o painel Margens, coloque pelo menos 3mm em todos os campos.
Clique em OK
Seu documento deve ficar com aparência semelhante à mostrada abaixo. Depois, estenda ou complete o fundo da sua arte para a área de sangria.
Vá ao menu superior
> Arquivo > Publicar em PDF
Logo em seguida se abrirá uma janela para escolher a pasta destino do arquivo. Nela, você deve colocar o nome de preferência do seu documento e no canto direito inferior Clique em Configurações.
Aparecerá a janela de configurações do PDF, na aba Geral no campo Predefinições escolha a opções Arquivamento (CMYK) e no campo Compatibilidade escolha PDF/X1A.
Na Aba Pré Impressão marque a opção Limite de Sangramento e no campo coloque a medida de 3mm.
Marque também a opção Preservar informações da tela de meio tom.
No painel Marcas da Impressora, marque as opções Marcas de Corte e Marcas de Registro.
Clique em OK e em seguida salve seu documento.
Pronto ! Você acaba de criar seu arquivo PDF/X1A no CorelDRAW, e agora é só enviar para impressão e curtir o resultado de um bom trabalho.
E ai gostou ? Curta ! Compartilhe !
A ML Paper Conceitos Gráficos tem outras matérias que você não pode perder!
Um comentário
Agradeço imensamente por este tutorial corel / PDF.
Foi importantíssimo para finalizar um projeto gráfico muito importante.