Muito bem, você trabalhou muito para finalizar sua Arte Final, já fez a Checklist para conferir se está tudo certo e chegou a hora de Converter seu Arquivo em PDF/X1A e envia-lo para impressão.
Mas espere um momento ! Antes de arriscar uma impressão (mesmo que seja de pequena tiragem), chegou a providenciar uma Prova de Impressão ?
Você sabe o que é isso exatamente?
Prova de Impressão
A Prova de Impressão será a guia de todo o projeto depois de aprovada, é por meio dela que nós e o cliente verificaremos fisicamente possíveis pendências.
Itens a se avaliar
Além de aproveitar para revisar a Checklist avaliada durante a criação da Arte Final, iremos conferir os seguintes itens:
1º) Medidas Reais
2º) Provas de cor
3º) Posição dos Elementos
4º) Posicionamento das Páginas e Layout
Tipos de Prova de Impressão
Mesmo quem não está dentro do ramo gráfico, mas utiliza materiais impressos, já deve ter ouvido os termos:
– Provas de prelo
– Cromalin
– Provas digitais
Estes termos são usados para nomear tipos diferentes de Prova de Impressão, que tem por intuito maior servir como guia de Cor no momento da impressão.
A Prova de Prelo está em certo desuso, haja vista que se trata de um processo mais trabalhoso e caro, assim como a Prova de Cromalin que utiliza uma base laminada fotossensível que, após exposição à luz protegida pelo fotolito, mantém áreas de cola (onde não houve exposição) em ação para receber um pó pigmentado conforme a tinta de impressão correspondente. Ambas são caras e demandam muito trabalho, enquanto a Prova Digital está assumindo a ponta do mercado.
Prova Digital
O sistema de prova digital se dá por equipamentos bem similares às impressoras. Estas máquinas trabalham com a mais alta tecnologia em termos de definição de imagens, e ao invés de fazer o processo literalmente em offset como ocorre com a prova de prelo, ela apenas simula o processo offset, chegando inclusive a reproduzir os pontos de retícula, até então gerados somente através do processo de um fotolito.
Boneco (Mock Up)
Um boneco é uma Prova de Impressão simples com a intenção de poder verificar possíveis erros no desenvolvimento da arte, possibilitando a simulação do resultado físico do material.
Por exemplo: Se está criando uma arte final de um Folder, com impressão Frente e Verso com 4 páginas, começamos imprimindo todas as páginas de nosso trabalho.
Nesse exemplo temos página 1 e página 4 unidas em imposição com página 2 e página 3.
A imposição começa por posicionar a capa com a quarta capa. Ou seja, a primeira página está ao lado da última, e a segunda ao lado da penúltima.
Marque a dobra no seu devido local e dobre seu boneco para dentro, deixando a primeira e ultima página no lado externo.
E ai gostou ? Curta ! Compartilhe !
A ML Paper Conceitos Gráficos tem outras matérias que você não pode perder!