Porque é comum ouvir das Gráficas que acima de 1.000 unidades, o valor pelo serviço começa a ser mais vantajoso ?
O motivo é bem simples! Quando você imprime em grande escala, o custo cai.
Toda impressão, independente do processo, segue etapas até que o produto esteja concluído.
Por exemplo:
No processo de impressão Off-Set possui custos fixos elevados, tais como chapas, acertos e setup de máquina, facas e acabamentos especiais, etc. Para o processo se tornar viável, todos estes custos precisam ser “diluídos” em um número maior de unidades possível. E normalmente esta diluição começa a ser atrativa no custo final acima de 1.000 unidades.
O setup de máquina e os demais custos fixos, que é o tempo utilizado para ajustar a impressão e suas perdas, é o mesmo para 100, 1000 ou 10.000 impressões.
Depois de calibrar o equipamento, a impressão é rápida. Então, enquanto o impressor pode utilizar 2h para o setup, em 15 minutos imprime 1000 unidades.
Se a tiragem for muito pequena a melhor opção é utilizar serviços de uma Impressão Digital. Aliás, baixa tiragem quase nunca vale a pena !
A dica é, planeje a quantidade antes de imprimir. Não imprima uma quantidade maior de material apenas com base no custo. Dependendo da frequência que você utiliza o impresso, o risco de perdê-lo por defasagem é grande.
Agora, caso você necessite momentaneamente de 500, mas daqui a alguns meses vai precisar de mais 500, opte por uma maior quantidade. Com esse pequeno estoque sua economia vai ser MUITO grande.
E ai gostou ? Curta ! Compartilhe !
A ML Paper Conceitos Gráficos tem outras matérias que você não pode perder!