Dicas para Controlar o Estresse no Trabalho

Estresse no Trabalho

Pode não parecer, mas a estimativa é que até o final da década o esgotamento físico ou emocional por Estresse no Trabalho, seja o principal motivo para afastamentos e faltas dentro de uma empresa.

O estresse no ambiente de trabalho pode ocorrer quando os colaboradores se sentem pressionados, são submetidos a uma carga de trabalho intensa, são mal recompensados ou se sentem desconfortáveis com seus colegas de equipe ou líderes, mas seria apenas esses os motivos?

Locais de trabalho inflexíveis, com regras excessivas ou falta de oportunidade de crescimento, contribuem para a criação de estresse, que pode ser agravado por questões pessoais. Por isso, é importante não só prestar atenção ao ambiente, como um todo, mas também a cada indivíduo envolvido com a empresa.

Sintomas de Estresse no Trabalho

Você pode até não se dá conta, mas há vários sinais que vale a pena ficar de olho.

  • Perda de interesse no trabalho
  • Falha de memória
  • Desmotivação
  • Irritabilidade acima do normal
  • Dificuldade para manter a concentração
  • Insônia
  • Sensação de desgaste ao acordar
  • Depressão
  • Excesso de ansiedade
  • Fadiga
  • Isolamento social
  • Tensão gerada por conta das crescentes expectativas
  • Pavor em ser demitido
  • Excesso de horas extras por conta dos cortes de pessoa

Todos esses fatores acarretam uma série de problemas de saúde, como é o caso de:

  • Gastrite
  • Dor no estômago
  • Dores de cabeça
  • Pressão alta
  • Vulnerabilidade do sistema imunológico
  • Problemas respiratórios
  • Taquicardia

Consequências do Estresse no Trabalho

Um funcionário estressado tende a apresentar resultados negativos para a empresa. O

estresse acarreta na queda da produtividade, perda de oportunidades, erros, atrasos na entrega de projetos, acidentes de trabalho, aumento dos custos com saúde, má gestão da empresa e maior rotatividade de funcionários.

Fases do Estresse

De acordo com estudos, o estresse pode ser classificado em três fases:

Alerta

Quando o stress pode ser considerado positivo, o que estimula o prestador de serviços a agir efetivamente, gerar resultados e crescer na carreira.

Resistência

Fase em que o stress se manifesta fisicamente, afetando o corpo.

Esgotamento

Quando os sinais de depressão são percebidos fortemente, assim como o desinteresse pela vida e cansaço crônico.

5 passos para controlar o Estresse no Trabalho

Sem Estresse no Trabalho

1) Identifique as Fontes de Stress

Identificar o problema é o começo de tudo.

Um bom jeito de identificar as fontes de estresse no trabalho é analisar as suas atitudes e hábitos. Muitas vezes, ignoramos os fatores que, de fato, causam o stress.

Por que você pode até se preocupar com os prazos curtos, mas não consegue enxergar que é o seu atraso e não a demanda que gera o seu estresse no trabalho.

2) Não seja Multitarefa

Se sobrecarregar com tarefas é um dos fatores que gera muito estresse no trabalho.

Não é possível fazer tudo bem feito ao mesmo tempo, e você sabe bem disso! Por isso, vá com calma, faça as tarefas dentro do seu limite.

Organize os seus afazeres, priorize os mais importantes para o momento e execute-os de maneira efetiva.

3) Planeje o seu Dia

A falta de planejamento leva a desorganização, e sem dúvida alguma esse é um tipo de situação extremamente estressante.

Desenvolver atividades aleatórias e sem controle podem causar problemas relacionados ao não cumprimento das metas.

A dica é simples, organize uma lista com as tarefas que serão desempenhadas. Isso aliviará a sua mente, deixando-a menos sobrecarregada de tantas informações.

4) Evite Atrasos

Imprevistos tendem a acontecer, e não tem como prevê-los, mas evite ao máximo chegar atrasado ao trabalho.

Reza a lenda que quando você se atrasa, literalmente, você estraga tudo, porque isso gera desconforto e atrapalha os seus compromissos e atividades do dia.

5) Sinta-se Bem no Ambiente de Trabalho

Nós passamos uma grande parcela do dia dentro da empresa, por isso, é muito importante garantir que esse tempo seja o mais agradável.

Manter um bom relacionamento é fundamental para que o convívio seja leve e descontraído.

Dicas Extras

  • Não fique se cobrando o tempo inteiro
  • Procure se comunicar com os seus superiores e demais colegas de trabalho
  • Cerque-se de pessoas positivas no ambiente de trabalho
  • Quebre hábitos ruins que contribuem para o estresse no trabalho
  • Mude seus pensamentos negativos
  • Faça pequenas pausas ao longo do dia
  • Pratique atividades físicas regularmente
  • Alimente-se de maneira saudável
  • Durma bem
  • Tenha momentos relaxantes com a família e os amigos, afinal, a vida não é só trabalho.

Somente você é responsável pelo seu bem-estar, sendo assim, priorize-o para que as suas metas sejam alcançadas.


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