Você já Criou a Identidade Visual de sua Empresa? Ou melhor, sabe qual a importância de ter uma Identidade Visual?
Quando se tem uma empresa, deseja-se que a sua marca, produtos e serviços sejam reconhecidos facilmente pelos clientes. E é exatamente por isso que é tão importante investir na Identidade Visual. A Identidade Visual de uma empresa é essencial para a construção de uma marca, e é isso que a torna única. Ela é o primeiro contato com o público e, por isso, precisa saber chamar atenção.
Com tantas informações circulando, a identidade visual faz toda a diferença para sua empresa. Ela faz com que você se destaque em meio a tantos concorrentes e agregue profissionalismo a seu negócio.
Por causa dos custos, muitas empresas acabam optando por criá-las por conta própria, o que resulta em logotipos e Cartões de Visita nem sempre condizentes com a marca.
Existem muitos erros que podem ser cometidos no momento da criação de uma Identidade Visual, como cores, elementos e imagens escolhidas a partir de critérios muito pessoais, e que não são muito apropriados a imagem da empresa.
Principais Dicas
Dica #1
Sempre procure profissionais de design qualificados para ajudar a deixar a imagem da sua empresa mais profissional e com credibilidade.
Dica #2
Tenha idéias simples, ao mesmo tempo funcionais e inovadoras.
Dica #3
Analise a concorrência. Você precisa identificar o que já foi feito por empresas semelhantes ao seu negócio. Essa busca é também o momento de procurar por referências ou desistir de algumas idéias que estavam em mente.
Pontos Importantes para uma Identidade Visual
- Nome da empresa
Para uma marca existir, ela primeiro precisa de um nome, certo? O ideal é que ele seja bem original, possa ser registrado e seja adequado para o público que o seu negócio vai começar a fazer parte. É por meio dela que você transmite toda a sua personalidade e essência, dando-lhe uma identidade. Ela possibilita o reconhecimento, apreciação e memorização dos bens e serviços da empresa pelo consumidor.
- Tipologia
Deve ser de fácil entendimento e ao mesmo tempo ter personalidade.
- Logotipo
Não crie um logotipo estático que não pode ser comunicado em seu material de comunicação. Sua marca deve ser adaptável e coerente, não só consistente.
- Marca
É o principal elemento da Identidade Visual, formada pela união do logotipo e símbolo.
- Cores
As cores estão ligadas diretamente ao sentindo da visão, elas estimulam o cérebro e provocam uma reação imediata, seja ela positiva ou negativa. Por isso, uma das características mais importantes para qualquer marca é a cor que ela usará para representar o seu negócio.
A Identidade Visual desenvolvida deve estar presente em todos os materiais gráficos da empresa, como os cartões de visita, etiquetas, rótulos, banners, folders, panfletos, papeis timbrados, brindes institucionais como canetas e calendários, inclusive no meio virtual como posts nas redes sociais, assinaturas de e-mail e em seu website.
Vantagens
Com a criação da Identidade Visual, automaticamente irá perceber alguns impactos positivos:
- Reconhecimento – Sua marca será cada vez mais reconhecida, à medida que a Identidade Visual estiver sendo divulgada.
- Vínculo – Uma identidade forte gera sensação de pertencimento e confiabilidade, do ponto de vista dos clientes.
- Permanência: Controlar sua Identidade Visual permitirá que você responda rápida e eficazmente às mudanças no ambiente de negócios, garantindo assim, sua permanência no mercado mesmo em tempos difíceis.
- Rentabilidade – Não haverá necessidade de reinventar gráficos constantemente se você tiver uma marca bem estabelecida e sólida. Portanto, uma identidade visual bem projetada poderá lhe poupar muito dinheiro.
A Importância dos Materiais Impressos para a Identidade Visual
Empresas tanto grande quanto pequenas estão cada vez mais investindo em tecnologia, tornando os processos que levariam mais tempo em etapas mais rápidas, oferecendo ao consumidor praticidade e conveniência, além de inovações que chegam para impactar e encantar o seu público-alvo.
A primeira impressão que o cliente tem sobre seu negócio é fundamental, e é aí que os materiais impressos fazem o seu papel brilhantemente.
Um dos elementos mais importantes para a identidade visual de uma empresa são os materiais impressos.
Alinhada ao posicionamento da marca, irá fortalecer a imagem corporativa, fazendo com que a empresa seja facilmente lembrada.
Cartões de visita
Cartões de Visita são considerados a primeira impressão que o cliente terá de você e do seu negócio.
Papel Timbrado
Papeis Timbrados são itens de extrema importância para aquelas empresas que querem demonstrar seriedade e responsabilidade.
Envelopes
Sua empresa pode utilizar Envelopes para envio de comunicados internos e externos. Além disso, armazenar documentos e papéis timbrados, como contratos e orçamentos.
Cadernos Personalizados
Ao investir em Cadernos Personalizados com a marca de sua empresa, você automaticamente irá cativar os seus clientes.
Ao presentear o seu público com cadernos personalizados, a relação entre cliente e empresa se estreita, o que amplia a chance de fidelização de seu cliente.
Como os cadernos são sempre necessários no dia a dia, a pessoa agraciada com o presente sempre lembrará com simpatia de sua empresa, serviços e produtos.
Banners
Um Banner bem sucedido é aquele que explora o fato de que, normalmente, prestamos muita atenção nas respostas, mas não temos bem definidas nossas perguntas.
Esse é o material ideal para você transmitir informações de média à longa distância, por isso é recomendável o uso de imagens com alta qualidade para impactar melhor o público.
Flyer e Panfletos
Flyers e Panfletos são materiais promocionais que tem como objetivo passar uma informação rápida de um produto ou serviço.
Muito utilizados para a divulgação de eventos e promoções localizadas, é uma excelente ferramenta de divulgação, pois geralmente atingem um público relevante de determinada região.
Folder
Fazer um Folder eficaz, bonito, com linguagem direta, design impecável e tudo o que é necessário para chamar atenção dos clientes é o objetivo de toda empresa.
Folder é um material impresso de divulgação que não possui um formato padrão definido. Ele pode ter tamanhos e formatos variáveis e incluir dobras verticais ou horizontais.
Etiquetas e Rótulos Adesivos
Etiquetas e Rótulos Adesivos são uma das mais rentáveis formas de promover sua marca e mensagem.
Os adesivos muitas vezes são utilizados como brindes, em comunicação institucional, sinalizações, embalagens, divulgação de informações e promoção de produtos e serviços.
Um material impresso com alta qualidade de cores e imagens, prendem a atenção do consumidor e fazem com que realmente ele se interesse por seu produto ou serviço que está sendo divulgado ali.
Mesmo não sendo o produto em si, os materiais impressos transmitem ao cliente a sensação de estar experimentando aquele produto.
Essa sensação pode aumentar significativamente as chances do consumidor adquirir o seu produto.
Percebeu como é importante ter uma Identidade Visual bem projetada?
E ai gostou ? Curta ! Compartilhe !
A ML Paper Conceitos Gráficos tem outras matérias que você não pode perder!