É um desafio enorme abrir e manter uma empresa, e não restam dúvidas de que todo empreendedor faz o que é necessário para melhorar as vendas e ver sua empresa progredir.
Crie um Plano de Vendas
Antes de iniciar qualquer estratégia que irão melhorar as vendas, faça um planejamento completo que envolva cada etapa a ser executada.
Após planejar é o momento de implantar rapidamente as ideias, e essa é uma decisão que diferenciará a sua empresa dos seus concorrentes.
Acredite no produto que está vendendo!
Não tem como negar, a primeira pessoa que deve comprar o seu produto é você mesmo.
Se nem mesmo você acredita na solução que o seu produto tem a oferecer, quem dirá quem não o conhece, não é mesmo?
A falta de foco se dá em muitas empresas ao oferecer serviços excessivos. Em diversos momentos, as empresas acabam deixando de lado o que realmente importa.
Utilize um Marketind de Vendas
Analise os dados que você tem, conheça bem seus atuais e potenciais clientes para saber exatamente o perfil deles. Dessa forma, você pode oferecer os produtos e serviços que se encaixem perfeitamente nas expectativas do seu público-alvo.
Aplique suas ações estratégicas que analisa os pontos positivos e negativos do seu nicho de atuação e as oportunidades e ameaças do seu negócio.
Seja Diferente – Conheça os seus clientes
Procure fazer as perguntas certas a fim de identificar as necessidades de cada cliente, para poder assim mostrar o potencial do seu produto.
Observe como se apresentam suas embalagens, como acontece a abordagem aos clientes, o que tem de mais novo para as linhas de produção e busque estudos de casos de empresas valiosas. Para Melhorar as vendas, o diferencial de sua empresa pode ser um excelente atendimento, a especialização em uma área ou produto, uma qualidade superior, etc.
Estimule a Melhoria
Estimular a melhoria contínua significa investir em qualidade e, portanto, em valor agregado para o produto. Isso fará com que você otimize processos, reduza desperdícios e custos em geral, o que aumentará a margem de lucro do negócio.
Ofereça um atendimento de alta qualidade, guarde os dados do seu cliente e registre as suas preferências. Isso fará com que o cliente se sinta importante mais uma vez para a sua empresa.
Pense em Equipe
Se você tem novas metas, poder ser que seja preciso rever o número de funcionários.
No entanto, para a ampliação da sua equipe, seja criterioso na seleção dos seus colaboradores, pois eles precisam estar alinhados com a cultura e valores da sua empresa.
Uma boa Venda depende de um Líder
- Como negociar
- Ser bem informado
- Valoriza relacionamentos
- Se destaca pelo humor
- Se preocupa com o cliente
Por exemplo, ao longo de qualquer venda é possível surgirem às objeções, e todo vendedor precisa estar preparado para lidar com elas.
O cliente diz “não tenho tempo agora”.
Responda com “sem problemas, quando podemos conversar por apenas 2 minutos?”.
O cliente diz “estou com grana curta”.
Responda com “eu ouvi isso dos dois últimos clientes que fecharam comigo essa semana. Dê-me apenas 2 minutos da sua atenção para que eu possa entender a sua situação e mostrar como eu posso te ajudar”.
Você escuta seus Clientes?
Não interrompa o cliente enquanto ele está reclamando, muito menos discuta com ele. Deixe-o falar mesmo que ele esteja enganado ou que você saiba o que ele dirá a seguir. Enquanto escuta, aproveite para entrar em sintonia com o consumidor.
Estabeleça vínculos
Não esqueça jamais de que a venda é uma parceria com o cliente, por isso é imprescindível que você crie vínculos com ele.
Enviar uma mensagem de agradecimento pela visita, felicita-lo no seu aniversário ou perguntar se o produto atingiu as expectativas são algumas estratégias para criar vínculos.
Passe confiança
Existe um princípio no mundo dos negócios que diz que se você não chega cinco minutos antes em um compromisso de trabalho já está atrasado.
A pontualidade sempre causa uma boa impressão no cliente, porque ele entende que você se importa com ele, e isso ajuda a conquistar a sua confiança.
Seja persistente
Às vezes, você pode não conseguir vender, mas não deixe que as portas se fechem com aquele cliente, coloque-se sempre à disposição para retomar a conversa.
Cumpra compromissos
Se prometeu ligar de volta, ligue – mesmo se ainda não tiver uma resposta. Dessa maneira, o consumidor saberá que a empresa não está jogando o problema para debaixo do tapete, e sim analisando sua reclamação.
Explique o próximo passo
Ao final da ligação, esclareça ao cliente o que ele deve esperar dali para a frente – e cumpra o que prometeu. Registre a chamada telefônica para que o atendente possa estar preparado para a próxima interação com o cliente insatisfeito.
Bônus: Mas é possível arruinar uma venda?
Você pode não se dar conta, mas todos os dias somos impactados por ligações indesejadas e e-mails, muitas vezes, não solicitados. O fato é que as pessoas mudaram o seu comportamento ao longo dos anos, e as empresas precisam entender isso.
6 erros precisam ser evitados, principalmente se quiser prosperar e melhorar as vendas.
- #1 – Ser egoísta e não se preocupar em gerar valor para a empresa na negociação.
- #2 – Desistir facilmente da venda.
- #3 – Não conhecer o cliente.
- #4 – Não respeitar os concorrentes, e acredita que diminuí-los durante a negociação convencerá o cliente a fechar com ele.
- #5 – Adora oferecer descontos com facilidade, nem espera o cliente pedir.
- #6 – Seguir um script pronto, transformando-se no vendedor robô, aquele que nem mesmo o próprio produto conhece.
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