Photoshop – CorelDraw – Illustrator – Indesign. Qual devo Utilizar?

Photoshop CorelDraw Illustrator

É natural que você utilize mais de um programa para executar suas tarefas (por exemplo, você pode editar imagens no Photoshop e importar para o Illustrator ou CorelDraw). Ou seja, de acordo com cada característica do trabalho que está sendo realizado, deve-se utilizar o software adequado. Sendo assim, Photoshop – CorelDraw – Illustrator – Indesign, qual devo utilizar?

De início, o objetivo desta matéria não é gerar polêmica sobre qual é o melhor software (Photoshop – CorelDraw – Illustrator – Indesign), mas sim orientar de forma a aproveitar seus recursos e características.

Na maioria dos casos “erros” são cometidos por puro desconhecimento. Por exemplo, elaborar um Rótulo ou Etiqueta com letras miúdas e cores especiais no Photoshop, ou um Catálogo de 40 páginas e uma centena de tabelas no Illustrator, são detalhes que geram perda de tempo, retrabalho e bastante dor de cabeça, além de evitar muitos riscos tanto para o designer e para o cliente.

Elementos e Imagens

Exceto pelo Illutrator, os demais programas trabalham de bem com imagens em alta resolução. O Photoshop permite criação de imagens belíssimas e efeitos complexos.

No CorelDraw você insere imagens e textos sem perder performance nem ficar renderizando toda hora. O Indesign foi projetado para elaboração de livros, revistas e catálogos e permite importação de uma grande quantidade de imagens vinculadas externamente, permitindo edição das fotos mesmo depois de importadas.

Imagens Vetoriais e Gráficos

A disputa entre CorelDraw e Illustrator no mercado de edição vetorial é muito debatida em blogs, sites e fóruns.

O Illustrator e o CorelDraw são os melhores programas vetoriais do mercado excelentes para criar desde formas simples à ilustrações complexas com misturas, sombras e gradientes.

O Indesign utiliza vetores mas de forma mais simplificada, o suficiente para facilitar nossa vida mantendo as ferramentas básicas à mão.

Trabalhos que tenham mais Números de Páginas

Photoshop

Em um trabalho de até 4 páginas, a dica é: separe o em dois arquivos distintos: interno e externo. Não utilize pastas ou camadas para separar a frente do verso pois vai ficar um arquivo confuso e pesado de se trabalhar.

Illustrator

É um excelente programa vetorial, porém não foi feito para usar páginas. Até 8 páginas, dependendo da quantidade de ilustrações, imagens e textos o arquivo vai virar uma “carroça” e você até corre o risco de perdê-lo. Separe as páginas em arquivos diferentes ou opte por outro programa.

CorelDraw

Apesar das críticas é um programa extremamente versátil. Com ele você trabalha com uma boa quantidade de páginas, muitas imagens e textos com uma velocidade muito boa.

Indesign

De 20 a 40 páginas é altamente recomendável o uso do Indesign. Sua estabilidade e velocidade é excelente. E recursos como páginas mestras, paginação automática, índices, padrões de tipos e cores o tornam muito prático para realizar mudanças em massa no arquivo.

Textos ou Fontes Pequenas

No Photoshop, textos com fontes pequenas ficam levemente pixados para impressão gráfica. É aconselhável que toda imagem seja trabalhada utilizando o Photoshop, e os textos inseridos utilizando o CorelDraw ou Illustrator.

Em trabalhos com muitos textos (revistas e catálogos) o Corel e o Indesign apresentam melhor desempenho.

Uso de Efeitos – sombras, brilhos, 3D, etc.

É comum efeitos como transparência e sombras do CorelDraw apresentarem problemas no fechamento do arquivo.

No Indesign os efeitos afetam um pouco o desempenho, e no Illustrator é possível trabalhar com bom desempenho utilizando 72 dpi nos efeitos para editar, mas CUIDADO, lembre-se de converter para 300 dpi antes de gerar o pdf em alta para impressão.

Para fusões simples com transparências e máscaras em gradiente você pode até utilizar CorelDraw e Illustrator sem maiores problemas. Porém, fusões mais complexas, com uso de máscaras e efeitos de camadas apresentam melhores resultados no Photoshop.

Por fim, sua criatividade é o limite. A combinação entre os softwares é perfeitamente possível. Analise as necessidades do trabalho e mãos à obra.


ML Paper Conceitos Gráficos

E ai gostou ? Curta ! Compartilhe !

A ML Paper Conceitos Gráficos tem outras matérias que você não pode perder!

Matérias Recentes

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *