A Influência das Cores no Momento da Compra

A Influência das Cores no Momento da Compra

Muito se fala sobre a Influência das Cores no Momento da Compra, principalmente na cor do “Botão Comprar”. É evidente que as cores são aliadas no layout de um site, mas será que ela faz realmente diferença em termos de taxa de conversão?

A Influência das Cores na psicologia torna notório este fator, e nos faz refletir ainda mais neste aspecto tão importante que pode tanto atrair quanto repelir clientes.

Influência das Cores para o Botão Comprar

Durante a compra efetiva é imprescindível que se faça bom uso de técnicas variadas, a fim de atrair a atenção total do cliente.

Atualmente, existem diversas ferramentas para realização de Testes A/B para essa função do seu site. A mais atual, pelo menos até a data deste post é a ferramenta de Google Analytics Content Experiments, que veio para substituir o Website Optimizer.

Muitos desenvolvedores sabem da importância que a cor dos botões call-to-action, os botões que levam a uma ação em um site, têm para o aumento da taxa de conversão e isso não é nenhuma novidade.

Para atestar a eficácia do botão verde, elaboraram um teste A/B em uma situação real para saber se o verde realmente gerava mais conversão.

Teste A/B

As cores escolhidas para o teste foram o verde e o vermelho por serem opostas. O verde é uma cor que carrega consigo a conotação de “Siga” enquanto o vermelho é associado ao “Pare”.

Na sua opinião? Qual gerou mais cliques? Note que a única coisa diferente nas duas páginas é a cor do botão. Textos e diagramação foram mantidos exatamente iguais tanto numa quanto na outra.

Após 2.000 views, o botão vermelho recebeu 21% mais cliques que o verde.

É isso mesmo! Apesar do peso negativo que a cor traz, ela fez com que o número de usuários que efetuaram o cadastro aumentasse em quase um quarto.

Não se sabe exatamente os fatores que levaram ao aumento significativo da conversão para quem visualizava o botão vermelho, mas repare na figura abaixo:

A Influência das Cores no Momento da Compra

Quando você olha para a figura o que você vê?

1 – Uma maçã vermelha no meio de um monte de maçãs verdes?

Ou

2 – Um monte de maçãs verdes com uma maçã vermelha no meio?

Você pode deixar sua resposta no espaço de comentários abaixo, mas tenho certeza que a resposta com maior incidência será a número 01.

Isso significa que a cor ideal para o botão call-to-action é aquela que é imediatamente percebida na página de forma que o usuário saiba onde precisa clicar sem ter que procurar ou mesmo pensar.

Por isso, para destacar o seu botão escolha cores que chamem a atenção, com bastante contraste com os demais elementos do site, em um tamanho que seja fácil de localizá-lo e, acima de tudo, faça testes A/B para se certificar que você realmente fez a escolha certa.

Vejamos algumas características que provocam reações diferentes em função do público no seu site:

A Influência da Cor (Vermelha)

A cor Vermelha traz consigo energia e desperta o usuário, de modo que sua frequência cardíaca se altera, gerando a sensação de urgência de compra. Adequado para liquidações.

Usado em restaurantes para estimular o apetite e para atrair compradores impulsivos.

A Influência da Cor (Amarela)

A cor Amarela indica espírito jovem e otimista, geralmente é usado para atrair atenção.

Boa cor para detalhes importantes, sendo usada para prender a atenção nas vitrines das lojas

Mostra Clareza e lembra parada/cuidado (ou cautela)

A Influência da Cor (Azul)

Azul sugere confiança e transmite a percepção de credibilidade ao consumidor. Frequentemente utilizado em negócios corporativos porque é um produto e não invasivo.

Associado com água e paz, cria em senso de segurança e promove confiança na marca.

Diminui o apetite e estimula produtividade.

A Influência da Cor (Laranja)

A cor Laranja apresenta conotação imperativa e ativa, usada para chamada de ação.

Bom para criar Call to Actions como: Acesso Imediato!

A Influência da Cor (Verde)

A cor Verde é associada diretamente saúde, tranquilidade, natureza e dinheiro. É indicada para transmitir suavidade e relaxamento, já que esta cor é melhor processada pelos olhos.

Usado nas lojas para relaxar os clientes e para promover a questão ambiental.

A Influência da Cor (Roxa)

Roxa é a cor mais indicada a produtos de beleza anti-idade e rejuvenescedores, associado com realeza, sabedoria e respeito.

Representa uma marca, serviço ou produto criativo, inteligente e imaginativo.

A Influência da Cor (Rosa)

A cor Rosa remete ao romantismo e à feminilidade, indicado para produtos destinados à adolescentes, bem como produtos de uso pessoal feminino.

A Influência da Cor (Preta)

O Preto é classicamente relacionado ao luxo e poder, ideal para produtos sofisticados.


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