O marketing em Vídeo é indispensável nas estratégias digitais, e tendo em vista que seu público alvo já está na internet, seja no YouTube, Facebook, Instagram e diversas outras plataformas de divulgação online, e você precisa estar presente nessas mídias também!
A busca por vídeos na Internet vem crescendo a cada dia, e isso não é diferente quando se trata de conteúdos voltados para empresas e seus serviços. Percebendo essa mudança, o número de empresas que têm investido na produção desse tipo de conteúdo cresce a cada ano.
Marketing em Vídeo – Passo a Passo
Se você pretende iniciar uma estratégia de vídeo marketing, é importante estar atento em algumas etapas, que vão desde o planejamento até a distribuição do material.
Nunca é demais ressaltar que há muito trabalho envolvido por trás dessas produções.
Para criar e gravar um vídeo obedecemos 3 fases
- Fase 1 – Pré-Produção
- Fase 2 – Produção
- Fase 3 – Pós-Produção
Fase 1 – Pré-Produção
Esta é a fase inicial da criação do vídeo, onde além de escrever a ideia inicial e todos os detalhes do vídeo deve-se preparar todo o material para que possa colocá-lo em prática.
Dentro desta fase devemos considerar:
Quem é sua Audiência e Público Alvo?
No planejamento de conteúdo é preciso ir além. Você deverá mapear aspectos como: Onde eles costumam assistir mais vídeos? Talvez no YouTube ou quem sabe o Instagram seja sua rede pessoal favorita. Para responder essas perguntas o segredo está em pesquisar e acompanhar esses comportamentos antes de partir para a produção.
Tipos de Vídeo que será Produzidos
Existem diferentes tipos de vídeo para se produzir.
- Vídeos Informativos
- Vídeo Aula
- Vídeos de Reflexão
- Vídeos de humor
entre outros.
O que não falta são possibilidades! No entanto, cada audiência terá melhor adesão a um determinado formato de conteúdo.
Porém não se esqueça de estabelecer seu objetivo.
Se seu intuito é produzir vídeos com foco em converter leads em vendas, é preciso lembrar que todo conteúdo deve se encaixar dentro do funil, pois de nada adianta produzir vídeos perfeitos sobre seus produtos e serviços, se sua audiência ainda não conhece sua marca ou está pouco engajada.
Portanto, lembre-se de encaixar sua produção de vídeos na jornada de compra dos seus potenciais clientes.
Equipamento
Não é a câmera “de ponta” que vai fazer o melhor vídeo. Se preocupe em escolher a câmera e equipamento que você precisa, de acordo com a filmagem que você vai fazer.
Não se preocupe em ter os aparatos tops de linha do mercado. Hoje em dia é possível ter resultados incríveis com recursos disponíveis na palma de nossas mãos.
Imagem – Atualmente os smartphones estão com câmeras com uma resolução cada vez melhor. Ainda, existem aplicativos para gravar vídeos com o próprio celular, capazes de criar efeitos incríveis e ainda dar uma mão na hora da edição. Não esqueça de posicionar seu celular na horizontal, pois esse pequeno detalhe garante uma resolução melhor.
Quando iniciarem as gravações, fiquem atentos ao ambiente verificando a presença de reflexos, luzes laterais, ambientes muito claros.
Som – Ainda que a imagem possa ser capturada com seu smartphone, o som requer um cuidado um pouco maior. O som imprime ritmo à narrativa. Deve-se adequar a música à emoção desejada na cena. Na gravação das cenas do vídeo, a captação do áudio é aspecto importante principalmente no que se refere a diálogos dos personagens. Verifique se no ambiente existe a presença de vento, ruídos, conversas paralelas.
Caso tenha necessidade de usar áudio no seu vídeo, use músicas livres.
Cenário – Criar cenários também é muito importante e deve transmitir harmonia com o conteúdo do seu vídeo. Se você está dando uma vídeo aula, poderá gravar em um escritório, em sua escrivaninha ou em uma sala mais formal.
Roteiro
Uma bom roteiro é pensado segundo a segundo, para que o conteúdo chegue ao coração do futuro cliente, e se mantendo atento ao conteúdo, que precisa ser informativo, engajador e curto, na maioria das vezes.
Não se engane! Ninguém gosta de ver vídeos longos!
Dessa forma, você deve apostar em vídeos que respeitem a conclusão de uma ideia central, independente do tempo que leve para isso. Mas é preciso ficar atento, principalmente em vídeos muito longos ou muito curtos para não prejudicar a qualidade da informação passada.
Fase 2 – Produção
A Produção é a fase onde acontecem as gravações e captações de imagens. É a fase que devemos colocar em prática o que está escrito no Roteiro.
Produção
Cenário, vestimenta, acessórios e tudo o que irá aparecer no vídeo deve ser listado e preparado para que não aconteçam surpresas durante a gravação.
Gravação
Tempo é dinheiro, é extremamente importante que você estude o roteiro e chegue pronto para gravar. Tenha em mente que o barulho externo como sirenes, chuva, carros passando ou mesmo uma obra que começou naquele dia – podem atrapalhar muito o áudio do seu vídeo.
Fase 3 – Pós-Produção
Na Pós-Produção ocorre a montagem das imagens, inserção da trilha sonora e dos efeitos do vídeo. Essa fase é essencial para escolher as cenas melhores e adequar os sons de modo a prender a atenção do espectador.
Organização
Com tudo gravado e roteirizado, você precisa de uma organização desse material. São vídeos, áudios, fotos, roteiros e inserts que precisam estar bem organizados em pastas para que você ganhe tempo de produção e finalização.
Edição
A edição é pegar o vídeo bruto e com isso vai “quebrando” e montando os pedaços de vídeo de acordo com a sua história. É nessa parte que a gente vai seguir o roteiro e as ideias para ganhar tempo.
Defina uma identidade visual para seu vídeo.
Tenha muita atenção nas cores, escolha boas fontes para os textos, defina os áudios e transições que se identifiquem com o material.
Publicação
Com o vídeo pronto você deve pensar como irá divulgar este material.
O YouTube ainda é o rei quando se fala de buscas e indexações. É por isso que dedicamos um bom tempo em otimizar e preparar o vídeo para que ele apareça nas buscas da nossa audiência.
Dica Extra no Planejamento e Criação de Marketing em Vídeo
Fácil de Encontrar
É de extrema importância que você facilite a buscas pelo seu conteúdo.
Procure colocar o título e tags que acompanhem o conteúdo de seu vídeo.
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