271 anos antes da Escala Pantone

Escala Pantone

Pode se dizer que a Escala Pantone é mais que uma simples referência, e sim a linguagem definitiva das cores. A marca tem códigos e nomes para todos os tons que se possa imaginar, e vem se atualizando com cores que você nunca pensou que pudessem existir.

Mas quem inventou as cores que deram origem a Escala Pantone?

Um livro holandês que foi descoberto indica que não foi a Pantone. Há muitos anos atrás, em 1692, um artista conhecido apenas como “A. Boogert” tirou um tempo para escrever sobre a mistura de aquarelas. Além da experiência resultar em muitas cores, acabou por formar 800 páginas manuscritas e pintadas, abordando sobre o uso da cor na pintura, suas matizes e mudanças de tom.

Boogert não só começou falando sobre o uso das cores na pintura, mas explicou como a misturar as nuances, adicionando 1, 2 ou 3 partes de água, além de utilizar uma escala igual aos tempos modernos. A premissa parece simples, mas o resultado do manuscrito é quase incompreensível por conta de seus inúmeros detalhes em holandês.

Livro Pantone Boogert

A obra, riquíssima em detalhes, já é considerada o mais completo guia de cores para a pintura de todos os tempos. A fama, qualidade e abrangência do material foi tanta que o livro foi concebido como um guia educacional.

Foi apenas em 1963 que a Pantone começou como um sistema de padrões gráficos para profissionais e designers. No início do ano 2000, a marca ganhou força global, após várias iniciativas de marketing.

Veja abaixo algumas das páginas da obra prima de Boogert:

Livro Pantone Boogert Página 1
Livro Pantone Boogert Página 2

Atualmente, o livro com mais de 800 páginas está muito bem guardado. A relíquia é mantida na Bibliothèque Méjanes, em Aix-en-Provence, na França.

Bônus

Recentemente, um outro objeto do século 18 foi achado na Biblioteca de Genebra na Suíça.

O instrumento criado para medir a intensidade e tom de azul no céu, chamado de Cyanometer, foi criado em 1789 pelo físico suíço Horace-Bénédict de Saussure e pelo naturalista alemão Alexander von Humboldt, que usaram o círculo dividido em 53 nuances para fazer experimentos e catalogar as cores do céu de Genebra, Chamonix e Mont Blanc.

Escala Cyanometer

ML Paper Conceitos Gráficos

E ai gostou ? Curta ! Compartilhe !

A ML Paper Conceitos Gráficos tem outras matérias que você não pode perder!

Matérias Recentes

 

2 comentários

  1. I like meeting utile information , this post has got me even more info! .

  2. Myrta Ronco disse:

    The paragraph is worth to examine. The clarity as well as structure that shines from this internet site post. Now-a-days blogs are used in each in addition to every field. The information that we recieve from them are unevitable. The attribute required is the power of creativity within itself through learning, thinking, creating along with rigorous learning. Therefore the internet site post is immensely helpful for the readers. Thank you a lot for writing form a magnificent editorial. I will wait for your next editorial with grand egarness.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *